As fortes chuvas deixaram Manaus em Estágio de Atenção nesta segunda-feira (27).
“Esse estágio é o segundo nível, em uma escala de cinco, que foi criado e significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade e que há possibilidade de nova mudança de estágio devido a chuva ou outros fatores. Depois que as chuvas ficam mais leves, os riscos de desabamento continuam e é por isso que o CCC funciona 24 horas, nos sete dias da semana, para garantir que a população, independentemente do horário, do dia ou da situação climática, tenha suas crises solucionadas”, relata Sandro Diz, superintendente do Centro de Cooperação da Cidade.
Ocorrências
De acordo com a Defesa Civil, foram mais de 66 ocorrências que atingiram diretamente 103 famílias, até as 16h desta segunda-feira.
Foram registrados 15 desabamentos, 12 deslizamentos de barrancos, 15 destelhamentos de casas, 16 tombamentos de árvores, entre outras ocorrências.
Além disso, um barco que estava atracado na orla da cidade acabou afundando.
Os bairros mais atingidos foram Cidade Nova, Monte das Oliveiras, Petrópolis, Centro, Educandos, da Paz, Colônia Antônio Aleixo e Flores.
Segundo Amazonas Energia, mais de 380 mil pessoas ficaram sem energia elétrica, 30% delas são de Manaus.
A falta de abastecimento de energia elétrica atingiu mais de 30 bairros da capital, além de Manacapuru e Iranduba.
A tempestade também comprometeu o abastecimento de água em Manaus. Segundo a concessionária, o sistema foi comprometido em todas as zonas da cidade.
Fortes rajadas
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a velocidade do vento teve picos de 80 km/h, e ainda, mais de 26 milímetros de águas acumuladas.
De acordo com o IMMU, 16 semáforos foram desligados devido à falta de energia elétrica em diversos pontos da cidade.
O governador Wilson Lima colocou o Subcomando de Ações de Proteção e Defesa Civil do Estado à disposição da Prefeitura de Manaus.
A chuva também provocou danos em 13 municípios do estado.