As primeiras doses da vacina contra Covid-19 totalmente produzidas no Brasil foram aplicadas nesta terça-feira (22).
O imunizante é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por meio de uma pesquisa comandada pela Universidade de Oxford.
“A data é marcante, não só para o nosso Sistema Único de Saúde, mas para o nosso país, porque representa a nossa liberdade do Brasil em relação à produção de vacina Covid-19 com IFA nacional”, disse o ministro da saúde, Marcelo Queiroga.
A Fiocruz conta com cerca de 550 mil doses da vacina nacional prontas para serem enviadas ao Ministério da Saúde nos próximos dias.
Após a entrega e a liberação do controle de qualidade, os imunizantes serão distribuídos a todos os estados e o Distrito Federal.
A advogada pernambucana Juliana François foi a primeira brasileira a receber o imunizante nacional.
“Fiquei bem emocionada. Estava aguardando a minha dose de reforço. Essa vacina chegou para a nossa esperança em dias melhores”, afirmou.
Insumo nacional
A produção do imunizante brasileiro só foi possível após a articulação do governo brasileiro com o britânico para a transferência de tecnologia entre a farmacêutica AstraZeneca e a Fiocruz.
A transação contou com um investimento de R$ 1,9 bilhão.
Com a assinatura do contrato, o Brasil passou a ter capacidade para produzir o próprio insumo e, consequentemente, ter uma vacina 100% nacional.