Vereadores questionam cobrança de 100% da taxa de esgoto

Vereadores questionam a cobrança de 100% da taxa de esgoto durante sessão na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

O vereador Caio André (PSC) pediu a realização de uma audiência pública para discutir o assunto com a presença da empresa Águas de Manaus, da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman).

Ele criticou o serviço de ligação das residências da região Centro-Oeste junto ao sistema de esgoto.

“Não tem tratamento de esgoto naquela região. A única que tem fica no conjunto Tocantins e esta estação não suporta nem um metro cúbico a mais de esgoto. Nós sabemos que a cidade não possui esse serviço”, disse o parlamentar.

A realização da audiência pública foi apoiada pelo vereador Kennedy Marques (PMN).

Ele criticou a porcentagem cobrada pela empresa que não corresponde com o serviço ofertado.

“Eles cobram 100% do consumidor, sendo que eles só ofertam 19% do esgoto, ou seja, tem que cobrar apenas aquilo que está sendo ofertado e onde está sendo ofertado”, afirmou.

Para William Alemão (Cidadania) é preciso que a empresa esclareça o motivo de cobrar 100% de taxa.

“Numa situação que estamos vivendo de desemprego em alta por conta da Covid-19, é preciso rever isso. Até porque o serviço é cobrado, mas não existe”, enfatizou o parlamentar.

O vereador Elissandro Bessa (Solidariedade), classificou como uma vergonha a taxa de 100% de esgoto, porque, segundo ele, a maioria do sistema de esgoto existente em Manaus foi feita com dinheiro público.

“Estamos pagando duas vezes, isso é um absurdo, e o que mais me deixa preocupado é que apenas essa Casa Legislativa fala uma coisa, todos os outros estão calados. As outras cidades do Norte pagam valores correspondentes, só aqui que se paga esse valor”, disse.

O presidente da Comissão de Água e Saneamento, Eduardo Alfaia (PMN), aprovou a ideia de uma audiência pública para debater o assunto amplamente.

“Nós precisamos fazer uma frente para isso. Vamos conduzir esse processo para atender o pleito do vereador Caio André e assim obtermos as respostas”, sustentou o parlamentar.

Siga nossa Rede
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore