Wilson Lima desafia Bezos, dono da Amazon, a conhecer e investir na Amazônia

Wilson Lima durante abertura do GCF Task Force
Governador Wilson Lima durante pronunciamento na Reunião Anual do GCF Task Force, em Manaus – Foto: Arthur Castro/Secom

Nesta quinta-feira (17/03), o governador do Amazonas, Wilson Lima, decidiu chamar a atenção do bilionário Jeff Bezos, CEO da Amazon, a unir forças para a preservação da floresta Amazônica investindo na região. Para isso, o chefe do estado teve como base um vídeo, exibido durante a abertura da Reunião Anual do GCF Task Force. Nele, o bilionário estadunidense é lembrado sobre ter utilizado o nome da floresta sem ter investido qualquer quantia para o desenvolvimento da região. É importante destacar que, o faturamento da Amazon só em julho de 2021 arrecadou cerca de U$ 113,08 bilhões.

O pedido do governador Wilson Lima faz parte da campanha do Governo do Amazonas, Real Amazon, que pretende fazer com que o mundo conheça a Amazônia, indo além da rica biodiversidade. A campanha ainda convida a todos os grandes empresários e investidores mundiais a se aprofundarem e conhecerem a realidade complexa e única de quem vive nos estados da Amazônia brasileira.

Durante discurso, o governador também destacou que a Amazônia não é composta apenas de fauna e flora, mas formada por homens e mulheres que vivem das riquezas das florestas e são os mais preocupados em manter a floresta preservada, mas que também necessitam de um olhar diferenciado do mundo para que possam continuar tirando da floresta o seu sustento.

“Na semana passada soubemos que Jeff Bezos, uma das pessoas mais ricas do mundo, visitou a Colômbia, sobrevoou a floresta e anunciou que pretende fazer parte da luta por sua preservação. A iniciativa do dono da Amazon, que usa o nome da Amazônia em sua empresa, parece atrasada, mas é muito bem-vinda. Todo e qualquer esforço de apoio a essa causa deve ser comemorado. Mas Jeff Bezzos e tantos outros que falam da Amazônia, sem conhecê-la, cometem um grande equívoco ao olhar para a floresta e só vê as arvores”, disse o governador.

O governador lembrou, ainda, que o Estado tem tomado uma série de iniciativas para continuar mantendo os altos índices de preservação da floresta. De acordo com dados do instituto MapBiomas, o Amazonas é o estado com maior cobertura natural do Brasil, 98,19%.

Durante o evento, também foi lançado o programa “Guardiões da Floresta”, no qual catorze mil famílias que vivem nas 28 Unidades de Conservação administradas pelo Governo do Amazonas receberão pagamentos mensais para ajudar a preservar a floresta.

Siga nossa Rede
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore