Ruas alagadas do centro recebem cal para combater mau cheiro e doenças

Ruas alagadas do centro de Manaus recebem aplicação de óxido de cálcio (cal) para combater o mau cheiro e doenças transmitidas pelo acúmulo de água do Rio Negro.

Nesta segunda-feira (23), a cota do Negro alcançou 29,37 metros.

A aplicação do material químico começa pela área alagada na rua dos Barés.

“É um trabalho de sanitização onde estamos colocando o produto químico cal, para justamente garantir a saúde das pessoas que frequentam aqui e matar os microrganismos da água parada e eliminar o odor que fica. Essa ação vai trazer mais conforto para quem circula por aqui, porque essa área é um entreposto hortifrutigranjeiro que abastece os pequenos comerciantes da nossa capital e até mesmo o interior”, observou o secretário-executivo da Defesa Civil do município, coronel Fernando Júnior.

Durante a primeira ação, foram aplicados aproximadamente 300 litros de cal na via, para ajudar a elevar a escala do pH (nível de acidez) da água, a fim de evitar a proliferação dos microrganismos responsáveis pelo mau cheiro.

O trabalho deve se estender por toda a capital.

Para cada 50 litros de água, dois quilos e meio de cal são diluídos.

Além do trabalho de monitoramento diário da subida das águas dos rios, a Defesa Civil realiza uma série de medidas preventivas nos bairros da capital afetados pelo fenômeno da alagação.

As atividades integram o Plano de Contingência da Operação Cheia 2022.

Share this post:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore