Foram cinco projetos vencedores da 14° edição do programa Parlamento Jovem, realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Um dos destaques foi o estudante Adan Luis da Silva, 17, aluno da Escola Estadual Pedro Câmara, localizada na zona Oeste de Manaus, com o projeto que destina 5% das vagas do Parlamento Jovem às pessoas com deficiência.
Adan esclareceu que a inspiração para elaboração do projeto surgiu da convivência com colegas PCDs. “Conversei com meus amigos para saber as necessidades e dificuldades que enfrentam no dia a dia. Primeiro pensei em fazer algo voltado às escolas, porém seria inviável. Então trouxe a ideia ao programa”, disse.
A gerente de Educação Cidadã da Escola do Legislativo, Cassandra Serejo, coordenadora do Parlamento Jovem, explicou que os projetos vencedores devem se adequar às normas federais para serem escritos na edição nacional, que acontece no mês de setembro, em Brasília.
Para o diretor geral da Aleam, Wander Mota, é perceptível perceber a diferença dos estudantes de quando começam no programa e quando saem. “Após todo conhecimento que a Assembleia disponibiliza, todos saem com maior percepção de Cidadania e também sobre o funcionamento da Casa, avaliou.