De branco para pardo, desembargador analisa alteração de raça na candidatura de Braga

O candidato a governador do Amazonas, Eduardo Braga (MDB), fez alteração do seu registro junto à Justiça Eleitoral na última terça-feira, 23. O político pediu para ser declarado como pardo, após anos sendo declarado como branco. Com essa alteração, o candidato passa a ser favorecido pelo Tribunal Superior Eleitoral, TSE, que exige a distribuição de recursos financeiros e tempo de campanha na TV e no Rádio proporcional a quantidade de candidatos negros do partido (pardos também são inclusos nessa categoria).

O relator do registro de candidatura, o desembargador eleitoral Victor Liuzzi Gomes, ainda não julgou a retificação de raça do candidato. Assim, a relatora, desembargadora Carla Maria Santos dos Reis, negou a solicitação de mudança na cor.

O desembargador eleitoral afirmou que a comissão de registro fez alteração nesse item da candidatura de Braga, sem o seu aval. Nesta segunda-feira, 29, Luizzi Gomes pede para que o registro volte para o cadastro de raça anteriormente informado. O Ministério Público Eleitoral ainda deve se manifestar sobre o caso.

Tags

Share this post:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore