A XII Feira da Laranja teve início na última sexta-feira (19) e encerrou no domingo (21) com shows de artistas nacionais e locais. Em três dias de festa, mais de 150 mil pessoas passaram pela cidade para prestigiar o evento. Já na economia, R$ 25 milhões foram injetados no município. “A feira da laranja começou muito lá atrás, ainda no mês de abril, desde esse período a gente já realizava cursos, já apoiava os produtores de laranja. Essa festa foi feita só para celebrar e comemorar a maior safra da fruta já produzida em um ano aqui em Rio Preto da Eva”, frisou o prefeito do município, Anderson Sousa.
Rio Preto da Eva é o maior produtor de Laranja do Amazonas, com uma produção de mais de 250 milhões de frutas por ano. São mais de 600 produtores de cítricos no município, segundo dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).
A cultura da laranja é a principal atividade de Rio Preto, seguida da piscicultura. O município é responsável por abastecer 70% do mercado da fruta no estado, e ainda envia laranjas para o estado vizinho, Roraima.
O Centro de Eventos de Rio Preto da Eva ainda recebeu estandes com exposição de máquinas usadas na produção da laranja. Quem foi ao local também pôde comprar sacas de laranjas produzidas no município, sucos naturais feitos com a fruta, e várias outras guloseimas preparadas a partir da laranja, como bolos, cocadas, doces, tortas, geleias, dentre outros. Tudo feito pelos próprios moradores da cidade, que participaram do curso “Delícias da Laranja”, ministrado pela Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA), do Governo do Estado.
116 permissionários também puderam montar suas barracas dentro do Centro de Eventos e no entorno, para vender suas comidas e bebidas, e ganhar uma renda extra nos dias de festa. “Foi maravilhoso, nós conseguimos tirar um bom lucro durante os três dias, a gente só tem a agradecer ao prefeito Anderson Sousa, que realizou este evento, e nos deu essa oportunidade. Esse tipo de festa movimenta muito a economia”, informou dona Luciane Vieira, uma das permissionárias.
A XXII Feira da Laranja foi uma realização da Prefeitura de Rio Preto da Eva e Ala Produções e Eventos, com apoio da Câmara de Vereadores, Água Mineral Puríssima, comércio local e cerveja Tijuca.