O primeiro ato de campanha da líder e ativista indígena Vanda Witoto, uma das principais vozes do ativismo indígena no Brasil, foi no Parque das Tribos, junto à comunidade onde moram cerca de 3 mil indígenas de 35 etnias diferentes, em Manaus.
“Vamos fazer história juntos. Esse momento é histórico para os povos indígenas e também para os não indígenas do Estado do Amazonas. Aqui escolho começar nossa luta rumo ao congresso em busca de políticas públicas robustas para nossa gente, em respeito à nossa cultura e nosso território”, comenta Vanda que é professora no Parque das Tribos, e profissional da saúde.
A pauta a ser levada para o Congresso Nacional por Witoto é bastante ampla e diversa, capaz de abranger toda a Amazônia e todas as pessoas que buscam por melhorias na saúde, educação e economia.
“Além de fortalecer nossa saúde e educação para que todos tenham acesso, vamos buscar desenvolver a Bioeconomia do Estado, mantendo a floresta em pé, e também fortalecer as políticas públicas para proteção dos territórios indígenas e dos povos originários. Essas são pautas urgentes da Amazônia e algumas das principais bandeiras pelas quais vou lutar”, pontua.
Vanda Witoto ficou mundialmente conhecida durante a pandemia por buscar atendimento médico para a comunidade indígena Parque das Tribos, que sofreu um grande impacto por conta da covid-19.
A liderança tornou-se símbolo da resistência e esperança dos povos amazônidas, quando foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a covid-19 no Amazonas, e hoje, leva ao mundo as questões urgentes da Amazônia, ganhando destaque nas mídias nacionais e internacionais.