Em alusão ao Fevereiro Roxo, mês de combate ao Mal de Alzheimer, a equipe multiprofissional do Centro de Atenção Especializado ao Idoso (Caimi) Ada Rodrigues Viana, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), promoveu uma série de atividades alusivas para conscientizar sobre a doença. O evento, que ocorreu na tarde de segunda-feira (27/02), foi realizado no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, localizado na zona oeste de Manaus, e contou com a presença de usuários da terceira idade.
As atividades realizadas foram voltadas para o público em geral do Centro de Convivência, porém com um foco principal aos idosos, visto que o avanço da idade é o maior fator de risco para a doença. A diretora do Caimi Ada Viana, Ana Vera Silveira, destacou a importância de promover ações como essas e como elas auxiliam na prevenção de doenças crônicas.
“A importância dessas ações é manter os idosos ativos, para terem mais saúde, para que eles tenham uma vida mais longa. Essas iniciativas para eles aumentam os astrais, então quanto mais atividade a gente fizer com eles, mais saúde eles terão, tanto mental quanto física,” disse a diretora.
A programação do evento contou com uma palestra sobre o Mal de Alzheimer, seguida por uma conversa com a nutricionista, que deu dicas sobre alimentos regionais e a importância de uma alimentação adequada para retardar a doença crônica. Também houve um momento com uma enfermeira para orientar os familiares que acompanham os pacientes, além de dinâmicas para trabalhar a memória, conduzidas por uma psicóloga.
Além disso, a equipe de fisioterapeutas conduziu uma ginástica laboral para movimentar o corpo dos idosos. O evento foi finalizado com um sorteio de brindes. A psicóloga do Caimi, Ana Mourão, ressaltou como essas atividades auxiliam na prevenção do Mal de Alzheimer.
“Essa dinâmica que a gente trouxe para eles, hoje, é para trabalhar a memória junto com os movimentos que os fisioterapeutas fizeram, assim um dos fatores que fazem bem aos psicológicos é ter momentos como esse de lazer, porque a ansiedade pode contribuir muito para os aspectos psicológicos do idoso. A partir dos sessenta e cinco anos, temos que estar ligados, então é de suma importância manter uma rotina ativa com eles”, finalizou a psicóloga.
Os participantes das ações destacaram o comprometimento da equipe do Caimi em cuidar da saúde mental e física dos idosos, além de ressaltar a importância de ações em espaços públicos para a conscientização, prevenção e combate a doenças crônicas no Amazonas.