Com a volta dos trabalhos no Congresso Nacional na próxima semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou avisar aos indicados do Republicanos e Progressistas (PP) a cargos de ministro que irá se reunir com eles.
Outros integrantes do Centrão, que estarão de volta a Brasília depois do recesso, também irão participar dessas conversas para definir a reforma ministerial.
Além dos ministeriáveis – os deputados federais Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) e André Fufuca (PP-MA) –, ministros do Planalto dizem que Lula quer conversar “olho no olho” com os líderes e bancadas dos dois partidos antes de bater o martelo.
O presidente esteve com o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, nesta terça-feira (26) e tratou os cenários possíveis de mudanças. Com exceção da Saúde, todos ministérios continuam no radar do que vem sendo chamado pelo Planalto de reorganização do governo.
Na lista de pedidos do Centrão, também há o comando da Caixa Econômica Federal, da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Os partidos de centro dizem que irão sugerir o nome de mulheres para os cargos, mas oficialmente ainda não houve essas indicações.