Moradores de Maués afirmam que unidade móvel do PAC representa mais inclusão social e dignidade em suas vidas

A praticidade no acesso aos serviços de cidadania do Governo do Estado garante mais qualidade de vida aos moradores do município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) que contam atualmente com a unidade de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), inaugurada, no último sábado (19/08), pelo governador Wilson Lima.

O PAC está localizado na avenida São João, ao lado do Centro de Testagem, no bairro Ramalho Júnior. No local, entre outros serviços, é possível receber ajuda para o cadastro de currículo na Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), além de orientações sobre o seguro e auxílio para a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital.

A autônoma Laurilane dos Santos, 26, disse que ficou muito feliz com a oportunidade de tirar sua nova carteira de identidade. “Temos vários serviços à disposição como o Procon, Amazonprev, assim como outros que são importantes para as pessoas de Maués. Estou bastante feliz porque vou poder tirar também minha nova carteira de identidade”.

Na unidade é possível emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN), com atendimento da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), carteirinhas de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), da Pessoa com Deficiência (CIPcD) e Carteira Intermunicipal. Os documentos isentam os portadores das tarifas no transporte, além de dar prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial, nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A autônoma Alessandra Soares, 39, que já estava com o processo de retirada da Ciptea em andamento, recebeu o documento na unidade e destacou a importância desse apoio para a vida de seu filho. “Vai ser importante para ele por causa dos direitos garantidos que, muitas das vezes, não tínhamos. Estou muito grata por ter recebido esse cartão, e o PAC vai trazer muitos benefícios para nossas vidas”.

A estudante de pedagogia, Vera Lira, 28, afirmou que os atendimentos vão proporcionar mais dignidade para os moradores da cidade. “O PAC é muito importante porque terá serviços que precisamos em nossas vidas, como a nova carteira de identidade, e isso vai ser de grande ajuda para nós que estamos aqui em busca de melhorias”.

PAC móvel

Esta é a 6ª unidade móvel inaugurada neste ano de 2023, sendo quatro em Manaus e uma em Humaitá (a 590 quilômetros da capital). Com a inauguração de mais este equipamento em Maués, o Amazonas passa a contar com 21 PACs, os quais têm a gestão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Os modelos descentralizam os atendimentos e ampliam o acesso da população aos serviços de cidadania do estado. A unidade tem 12 postos de atendimento simultâneos.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore