Projeto de Lei que isenta cobrança de taxa de renovação de CNH para idosos é aprovado pela Aleam

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), aprovou durante votação nesta quarta-feira (23), o Projeto de Lei Complementar nº 13/2023, de autoria do deputado Delegado Péricles (PL), que dispensa a cobrança de taxa de renovação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de idosos a partir de 70 anos.

De acordo com Péricles, o curto intervalo de renovação para as pessoas a partir dos 70 anos motivou a proposta. Ainda segundo o deputado, os condutores que têm entre 50 e 69 anos deverão renovar este documento a cada cinco anos. E aqueles com idade igual ou superior aos 70 anos deverão renová-la cada três anos. Como consequência, na legislação atual, os idosos com mais idade tendem a pagar com mais frequência para que a CNH seja renovada.

“Fico feliz com a aprovação desse projeto. Sabemos que boa parte dos idosos utilizam sua renda na compra de medicamentos, o que compromete a renda e, consequentemente, a subsistência. O PL, dentro da sua constitucionalidade, vai garantir uma pequena, mas significativa justiça social aos nossos idosos que muito já contribuíram com nosso estado”, destacou o parlamentar.

O deputado destacou que em consulta ao site do DETRAN/AM verificou a cobrança de R$ 322,68, ou 1/4 (um quarto) do salário mínimo vigente para renovação de CNH.

O projeto segue para ser sancionado pelo governador Wilson Lima (UB) e, caso seja aceito, entrará em vigor.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore