Secretaria do Meio Ambiente reúne instituições públicas e privadas em seminário sobre Segurança de Barragens 

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) realizou, na quarta-feira (17/08), o primeiro Seminário de Segurança de Barragens, dando continuidade à jornada de capacitação do Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão). A ação teve participação de órgãos fiscalizadores e instituições empreendedoras voltadas para o tema.

Segundo o assessor técnico da Assessoria de Recursos Hídricos da Sema, Igor Torres, o seminário foi voltado à capacitação de profissionais que trabalham na agenda de gestão hídrica no estado, incluindo membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas (CERH-AM). 

“A Sema está realizando uma série de capacitações que visam melhorar a compreensão de servidores e membros de diferentes órgãos que estejam envolvidos, direta ou indiretamente, na gestão de recursos hídricos do Amazonas, em diferentes temáticas”, ressaltou.

A programação do seminário incluiu palestras sobre procedimentos de fiscalização de segurança de barragens, regularização e legislação ambiental para barragens, o papel da defesa civil na temática, entre outros temas pertinentes.

No período da manhã, os participantes tiveram palestras ministradas por representantes da Defesa Civil do Amazonas e do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), que compartilharam a visão sobre fiscalizações e legislação de barragens. 

Já no período da tarde, as palestras foram voltadas para a visão das instituições empreendedoras convidadas, entre elas a mineradora Taboca e a empresa Eletronorte.

Progestão

O Progestão é uma parceria do Governo Federal com os estados, para fortalecer a gestão de recursos hídricos em cada localidade, por meio de estímulo financeiro. O objetivo é executar, de maneira efetiva, as ações previstas na Política Nacional de Recursos Hídricos.

Por meio do programa, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) faz desembolsos financeiros à Sema, mediante o alcance de metas de planejamento e gestão de recursos hídricos no âmbito do Sistema Integrado de Gerenciamento dos Recursos Hídricos (SIGRH).

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore