Lei da deputada Débora Menezes é sancionada garantido mais incentivo às mulheres no esporte

As mulheres amazonenses poderão contar com mais incentivos e maior representação em modalidades esportivas no Amazonas. A lei nº 6.387 de autoria da deputada estadual Débora Menezes (PL-AM) agora sancionada no Estado, visa garantir que mais mulheres participem de atividades esportivas, como também compondo o quadro de atletas em competições das mais diversificadas modalidades.

A deputada ressalta a importância dessa iniciativa para o desenvolvimento do esporte feminino no Amazonas: “A presença feminina no esporte ainda é reduzida e o meu projeto tem como objetivo mudar essa realidade. Queremos que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e apoio que os homens na busca por uma carreira e destaque esportivo”, ressalta Débora Menezes.

Segundo dados do Comitê Olímpico do Brasil, apenas 15% das medalhas conquistadas pelo país nos Jogos Olímpicos foram obtidas por mulheres. Esses números ilustram a necessidade de ações que busquem ampliar a representatividade feminina no esporte, valorizando suas conquistas e talentos.

Em contrapartida, nos jogos olímpicos de 2016 realizados na cidade do Rio de Janeiro, foi registrada a maior participação histórica de mulheres, somando 45% do total de atletas participantes, justificando a presença de uma lei que estimule e fomente mais incentivo ao público feminino.

A lei sancionada visa garantir capacitação continuada às atletas, ampliar a representação de mais mulheres nos cargos técnicos, assim como diligência esportiva tanto em âmbito local, como nacional, além de aumentar a promoção feminina nos quadros de arbitragem, promovendo ações de prevenção e combate à violência contra elas.

“Com a sanção da lei, estamos reafirmando o compromisso com a equidade de gênero e a valorização da mulher em todas as áreas, inclusive no esporte”, destacou a deputada.

Incentivo no esporte

As ações afirmativas da lei de autoria de Débora Menezes propõem capacitação continuada, ampliação do acesso feminino aos cargos de liderança esportiva, estímulo à profissionalização de mulheres no esporte, além de ações preventivas no combate à violência e práticas de assédio, ou qualquer tipo de abuso a mulheres e meninas atletas competidoras.

A lei também prevê destinação de 50% dos valores de patrocínio ou doação a projetos paradesportivos envolvendo modalidades femininas no Amazonas.

“Temos vários exemplos de destaque no esporte feminino, servindo de incentivo para que mais mulheres entrem para o mundo dos esportes”, finalizou a parlamentar.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore