Em cumprimento à agenda governamental na cidade de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o governador Wilson Lima fez a entrega, neste sábado (11/11), de 78 Cartões do Produtor Primário (CPP) a produtores rurais, durante a programação da 37ª Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin).
O evento, que ocorre até domingo (12/11), conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), que apoiou a realização da exposição.
“Essa é uma importante feira que traz benefícios promissores para o setor primário de Parintins. E a entrega dos cartões representa crescimento e desenvolvimento em seus trabalhos de muitas famílias”, disse o governador Wilson Lima.
A pescadora artesanal Tatiane Pinheiro da Silva destacou a importância do benefício para o seu trabalho. “Vai melhorar a minha produção que tem de melancia, mandioca, macaxeira, maxixe a pimenta cheirosa e banana. Acho importante esse apoio para nossas vidas”.
A Expopin ocorre no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza, revitalizado pelo Governo do Estado, e é uma iniciativa da Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP). Ela conta com cursos de capacitação, exposições de animais e equipamentos agrícolas, e exposição gastronômica.
Reconhecimento
Na ocasião, o governador também entregou um prêmio ao pecuarista Izandrey Pimentel Azedo, que é proprietário da Leiteria Macurany. A empresa parintinense recebeu o Prêmio Ouro na Categoria Mista, Queijo Manteiga, na 3ª edição da ExpoQueijo, realizada em agosto deste ano em Minas Gerais (MG).
“Muito importante receber um reconhecimento desta magnitude para o setor, não só para o Parintins, como para a Amazônia toda. Isso representa desenvolvimento em nosso setor, ainda mais com o apoio do Governo do Estado em todos os setores da pecuária”.
Crédito na Expopin
Na ExpoPin, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) na Expopin, está intermediando crédito rural a produtores de Parintins. Esse trabalho é resultado do alinhamento entre o instituto e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), a responsável pela concessão do crédito.
Nos primeiros dias do evento, técnicos do Idam elaboraram 23 projetos de crédito, orçados em R$ 290 mil. Esses projetos estão em análise pela Afeam. Se aprovado, o recurso deverá ser disponibilizado aos trabalhadores rurais, para a aquisição de insumos e materiais, além do custeio das atividades exercidas pelos trabalhadores.
“O trabalho do setor primário do Governo do Estado é integrado do sistema Sepror, ADS, ADAF e Idam, que tem um papel fundamental em capacitar e em gerar a assistência técnica e extensão rural a todos os produtores pecuaristas. E na Expopin não seria diferente. Nós temos hoje toda a nossa unidade disponível para fazer as capacitações e os cursos para que esses produtores, pecuaristas consigam cada vez mais otimizar a sua produção e as suas criações” disse o diretor-presidente do Idam, Vandelei Alvino.