As concessões dos reajustes das datas-bases para os servidores públicos estaduais ativos, aposentados e pensionistas, viabilizadas pelo governador Wilson Lima, reforçam o compromisso da atual gestão estadual com o servidor público e o trabalho prestado junto à população. O governador enviou, nesta sexta-feira (02/08), o projeto de lei para apreciação dos deputados estaduais, que reajusta ao benefício para mais de 96 mil servidores de 43 secretarias e órgãos da administração direta e indireta do Governo do Estado.
Para os servidores da Segurança, o reajuste foi referente à data-base de 2023, no valor percentual de 4,65% para a Polícia Militar (PMAM), Corpo de Bombeiros (CBMAM) e Polícia Civil (PC-AM). O secretário de Segurança Pública (SSP-AM), Vinícius Almeida, enfatizou que o investimento reflete em melhorias dos serviços do sistema de segurança pública.
“Mais uma vez o governador Wilson Lima mostra a valorização do sistema de segurança pública, pois ele sempre fez muito investimento desde o início da sua gestão, focado em entregar uma segurança de qualidade para o povo do Amazonas. E agora, mostra, também, a preocupação dele com o principal ente desse sistema, que é o servidor público”, disse o secretário da SSP-AM.
Foto: Arthur Castro / Secom
O subcomandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel Thiago Balbi, enfatizou a importância do reconhecimento junto ao trabalho da tropa no combate à criminalidade e na garantia da segurança da população.
“Essa é uma forma de reconhecimento aos nossos policiais. Eles vêm trabalhando arduamente para reduzir todos os índices criminais da segurança pública, e saliento aqui o número de homicídios que vêm tendo uma baixa. Estamos continuamente apreendendo drogas, armas e combatendo as facções criminosas. A Polícia Militar, em nome do nosso comandante-geral, agradece ao governador Wilson Lima por esse reconhecimento ao trabalho da tropa”, afirmou subcomandante-geral da PMAM.
Na área da saúde, o governador Wilson Lima anunciou o reajuste salarial de 3,69% para os trabalhadores estatutários, referente à data-base de 2024, para mais de 22 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas.
Foto: Arthur Castro / Secom
A secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, destacou a importância do reajuste e da mudança no decreto que normatiza o pagamento do vale-alimentação para todos os servidores estaduais afastados de suas funções por licença médica, licença prêmio e servidoras em licença maternidade.
“A data-base concedida pelo governador Wilson Lima é muito importante, assim como o auxílio alimentação em que ele (governador) trouxe o direito para quem está de licença prêmio, médica ou maternidade, para também ter direito ao auxílio à alimentação. E isso faz com que o profissional trabalhe mais motivado e tenha mais valorização pelo Governo do Estado”, disse a secretária da SES-AM.
Para a educação, houve a concessão de reajuste salarial de 4,5%, referente à data-base de 2024, para mais de 49 mil profissionais da rede estadual de Educação do Amazonas. A secretária de Estado de Educação e Desporto Escolar, Arlete Mendonça, pontuou que esse benefício colabora para impulsionar a qualidade da educação no estado.
Foto: Arthur Castro / Secom
“É um momento de avanços na educação do nosso estado, visto que dialogamos com os sindicatos que representam a categoria, nos alinhamos e ouvimos aquilo que realmente eles tinham para trazer como pauta. Estamos vivenciando um momento muito positivo porque isso não quer dizer que estamos em lados opostos, mas o que nos une é a vontade de que a educação realmente avance em nosso estado”, disse a secretária de Educação.
Reconhecimento
O servidor Francisco Pereira, da Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (ASSPBMAM), destacou a importância do reajuste para valorização da categoria. “Esse reajuste é importante porque vai contemplar também os nossos companheiros da reserva, e a data-base realmente é uma grande conquista e veio em num momento que vai contemplar toda a categoria”, afirmou.
Foto: Arthur Castro / Secom
Reajustes
Nesta sexta-feira, o governador Wilson Lima anunciou o reajuste nas remunerações de 96 mil servidores estaduais ativos, aposentados e pensionistas. Como forma de valorização de todas as áreas, as concessões das datas-bases alcançam 43 secretarias e órgãos da administração direta e indireta. O Projeto de Lei reunindo todas as concessões autorizadas foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).