Alberto Neto defende vacina contra Covid-19, mas cartão mostra só uma dose

O deputado federal e candidato a prefeito de Manaus Capitão Alberto Neto (PL), em entrevista à afiliada da Rede Globo na capital do Amazonas, declarou ser a favor da vacinação para contribuir na prevenção cidadãos de doenças evitáveis. Alberto Neto escondeu que só tomou uma dose da vacina contra a Covid-19, doença responsável pela morte coletiva de centenas de manauaras.

Cartão de vacina de Alberto Neto (Reprodução)

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o policial militar só tomou a primeira dose da vacina Pfizer – BioNTech. Conforme a secretaria, o Capitão do PL tem de comparecer “imediatamente a um dos locais de vacinação para tomar sua segunda dose”.

Nesta quinta-feira, 26, em entrevista à Rede Amazônica, Alberto Neto foi questionado ao vivo se era a favor da vacinação, e declarou: “Nós somos favoráveis a vacinação. Inclusive, a minha vice, que é empresária, ela tem uma empresa chamada Vacinar. O que aconteceu durante a pandemia, era que a vacina era nova e o presidente [ex-presidente Jair Bolsonaro] queria mais testes, mas mesmo assim, quando a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] aprovou a vacina da Covid, nós fomos o terceiro País a comprar vacina”, declarou o candidato ao responder que iria cumprir a vacinação, sobretudo de crianças na rede municipal de saúde.

Efeito da vacinação
A vacina contra a Covid-19 só foi disponibilizada ao grupo prioritário no dia 18 de janeiro de 2021. Até esta data, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS), mais de 4,2 mil pessoas morreram vítimas do novo coronavírus, desde o primeiro óbito pela doença registrada no dia 24 de março de 2020.

Após a população ser vacinada com ao menos uma dose contra a Covid-19, o número de óbitos baixou consideravelmente na capital, mesmo com as cepas que ocorreram em Manaus. Ou seja, o imunizante cumpriu seu papel de evitar evolução de um quadro grave da doença, com mais chance de recuperação em um leito de hospital.

Vice
A candidata a vice-prefeita de Alberto, a empresária Maria do Carmo Sefair, proprietária de uma empresa de vacinação na capital, confessou em um programa de televisão da TV Norte (SBT), na última quarta-feira, 25, que só tomou duas da vacina contra a Covid-19. Ela duvidou da eficácia do imunizante com menos de 10 anos de atuação no Brasil e disse que o negacionismo foi plantado pela mídia brasileira.

“Eu ouvir diversos médicos que não teríamos vacina adequada para Covid em menos de 10 anos. Eu tomei duas doses da vacina e não tomei mais nenhuma. E tenho uma clínica de vacinação”, frisou.

Com informações da Cenarium

Share this post:

Siga nossa Rede
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore