O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) e a Eneva, realizou, entre os dias 15 e 16 de outubro, um ciclo de palestras nos municípios de Silves (a 204 quilômetros de Manaus) e Itapiranga (a 227 quilômetros de Manaus), com o tema “Enfrentamento da Exploração Sexual e Tráfico no Setor Hoteleiro”.
A campanha foi direcionada aos proprietários de meios de hospedagem e prestadores de serviços turísticos sobre a identificação e denúncia de casos de exploração sexual e tráfico de pessoas no turismo. Durante as palestras, foi destacada a responsabilidade de cada instituição na construção de um ambiente seguro para turistas e a comunidade local.
A chefe do departamento de registro e sensibilização da Amazonastur, Giovanna Tapajós Maués, ressalta a importância da orientação e sensibilização sobre os crimes dentro da atividade turística, como meio de combate e prevenção.
Foto: Divulgação/Amazonastur
“Essa iniciativa é fundamental para sensibilizar e orientar os prestadores de serviços turísticos no enfrentamento à exploração sexual e tráfico de pessoas. O turismo deve ser seguro e inclusivo, e a Amazonastur está comprometida, junto a outras instituições, em capacitar o setor”, afirmou.
A Amazonastur trabalha com a campanha “O silêncio é convivente” de forma contínua nos 27 municípios do Mapa Brasileiro do Turismo, do Ministério do Turismo (MTur), e inclui a distribuição de materiais educativos e a divulgação dos canais de denúncias.
Canais de denúncia
Casos de crimes contra crianças e adolescentes podem ser denunciados pelo Disque Direitos Humanos, no número 100, ou pela plataforma Fala.BR (falabr.cgu.gov.br), onde é possível registrar denúncias preenchendo as informações necessárias.