Em Japurá (a 744 quilômetros da capital), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) atuou na logística de 12 toneladas de alimentos adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena. Os itens foram produzidos por 18 agricultores familiares indígenas assistidos pela Unidade Local (UnLoc) do instituto no município.
Entre os alimentos escoados pelo instituto estavam batata doce, cará, tucumã, farinha amarela, goma, farinha forrada branca, ingá, abacaxi, banana, açaí e limão. Os itens tiveram como destino 50 famílias em situação de vulnerabilidade social das comunidades indígenas Apapores, Moriá e São Joaquim, no município, que foram entregues na segunda-feira e terça-feira (09 e 10/12).
“Esse foi mais um trabalho de assistência aos produtores de Japurá, que puderam contar com o apoio do Idam não apenas no escoamento dos alimentos, mas também durante todas as etapas da produção”, pontuou o gerente da UnLoc Idam/Japurá, Marcos Nunes.
O gerente acrescentou, ainda, que os trabalhos em relação ao PAA continuam na UnLoc. “Prestamos todas as orientações referentes à política pública e, também, atuamos na emissão e renovação de documentos, como o Cartão do Produtor Primário (CPP) e Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), indispensáveis para o acesso ao programa”, concluiu.