A pesca artesanal de Manicoré (distante 332 quilômetros de Manaus) recebeu R$ 699,3 mil este ano em crédito rural do Governo do Amazonas. O valor foi viabilizado por meio de 40 projetos elaborados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), aprovados pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).
O recurso foi destinado à compra de implementos e apetrechos de pesca, tais como embarcações, motores, freezers, entre outros, e, também, ao custeio da atividade rural. Os trabalhadores beneficiados com o recurso fazem parte da Colônia de Pescadores de Manicoré Z-20 e do Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais do Município de Manicoré-Amazonas (Sindpesca).
“A atividade pesqueira é muito importante em Manicoré, pois gera ocupação econômica e renda às famílias não somente dos pescadores, mas de todos que atuam na cadeia produtiva, que envolve a captura, o transporte, armazenamento e a venda pescado, além da fabricação de subprodutos”, informou a gerente da Unloc Idam/Manicoré, Mariza Lisley.
A gerente destaca que Idam é responsável por realizar o trabalho de seleção e credenciamento dos pescadores, além de elaborar o projeto de crédito para financiamento da Afeam.
“A equipe da Unloc elabora o projeto e envia os dados para Afeam, que faz a checagem das informações e a análise de crédito. Ao longo de 2024, elaboramos 40 projetos, sendo que 36 pescadores foram beneficiados, um número expressivo e que garantiu investimentos importantes para o crescimento da atividade pesqueira no município”, ressaltou.
A gerente revela, ainda, que a meta para o próximo ano é dobrar o valor de recursos financiados. “Iniciaremos a prospecção dos pescadores e a elaboração dos projetos mais cedo, já na segunda quinzena de fevereiro, o que vai nos garantir mais recursos para a atividade pesqueira”, concluiu.