Em Humaitá, mais de 140 extrativistas foram beneficiados com o pagamento da Subvenção Econômica da Borracha

Extrativistas da Associação dos Moradores Agroextrativistas, da comunidade Centenário, no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), foram beneficiados com o pagamento da Subvenção Econômico da Borracha do Governo do Estado, realizado por meio da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), que destinou mais de R$ 80 mil para aproximadamente 145 extrativistas.

Ao todo, foram comercializados pela associação cerca de 43 toneladas de borracha natural. A iniciativa beneficiou extrativistas do município com o pagamento das safras 2023/2024. Humaitá foi o terceiro município com maior comercialização do látex no estado, ficando atrás apenas de Lábrea (a 702 quilômetros de Manaus e Carauari (a 788 quilômetros de Manaus).

O presidente da associação dos moradores Agroextrativista, Roberval Bezerra, destaca a importância da ação para a comunidade e o incentivo à atividade. “O pagamento da subvenção é um reconhecimento do trabalho dos extrativistas e um estímulo à continuidade. A atividade gera renda e promove a sustentabilidade na nossa região”, destacou o presidente.

Para o pagamento das safras 2023/2024, o Governo do Amazonas por meio da ADS, destinou cerca de R$ 515 mil por 257 toneladas de borracha comercializadas por 10 organizações credenciadas na iniciativa, Além de Humaitá, mais de cinco municípios também foram contemplados, entre eles Canutama, Carauari, Itacoatiara, Lábrea e Manicoré.

“O pagamento da subvenção da borracha é um compromisso do Governo do Estado em valorizar o produtor, incentivando a exploração sustentável e a preservação dessa atividade”, ressaltou o chefe do departamento de negócios florestais da ADS, Jardel Luzeiro.

Share this post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore