Inverno amazônico aumenta testagem por RT-PCR no AM

A chegada do inverno amazônico fez aumentar a procura por testagem por RT-PCR no Amazonas.

A quantidade de testes RT-PCR realizados nos Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) foi quatro vezes maior na primeira semana de dezembro, em relação a última semana de novembro.

O crescimento da incidência de e chuva Também é Responsável pelo aumento de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

Corrida por testagens

Na última semana de novembro (24 a 30/11), foram realizados 1.572 testes de RT-PCR, com 45 tendo resultado positivo para Covid-19. Uma taxa de 2,8% de casos positivos para a doença.

Uma semana depois  (1º a 7/12) foram realizados 5.256 testes de RT-PCR. Uma média de 750 testes por dia, com 51 pacientes testando positivo para o novo coronavírus. A taxa de positividade foi de 1,7%.

Por conta do aumento de casos de Covid-19 e da circulação de outros vírus respiratórios, a SES-AM amplia a oferta do teste de antígeno.

Nesse tipo de testagem, o resultado é liberado mais rapidamente. Enquanto que, com o RT-PCR, a análise leva até 48 horas para ser liberada pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen-AM).

A coleta do teste RT-PCR estará mantida, principalmente para os casos em que o teste de antígeno for negativo, mesmo se o paciente apresentar sintomas de Covid-19 ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

O RT-PCR também ajuda a identificar a linhagem de vírus respiratório que está circulando no estado.

Share this post:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore