Na segunda-feira (11/12), a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) promoveu a primeira webpalestra sobre hematologia a estudantes e profissionais de saúde do interior do estado. A ação visa ampliar o alcance das atividades de ensino e pesquisa aos 62 municípios do Amazonas e mais duas áreas indígenas.
A pesquisadora e gerente de ensino da Fundação Hemoam, Hedylamar Marques, ministrou a palestra “Alterações do Hemograma nas Anemias” via Unidade de Desenvolvimento Docente e Apoio ao Ensino (UDDAE-UEA).
Para a diretora de ensino e pesquisa do Hemoam, Tatiane de Lima, esse é o pontapé inicial para transpor barreiras geográficas e levar capacitação aos profissionais da saúde que estão distantes de Manaus e muitas vezes não podem se deslocar para os cursos presenciais.
A expectativa é que em 2024, além dos tradicionais cursos presenciais, as transmissões educativas sejam comuns e com temas mais abrangentes, atendendo outros aspectos da hemoterapia e hematologia, com atenção especial para a área da enfermagem, laboratorial, entre outras.
O uso da tele-educação como estratégia de formação se dá graças à parceria da Fundação Hemoam com a Universidade Estadual do Amazonas (UEA), que dispõe dos recursos para realizar as transmissões online, gravá-las e gerar um banco de treinamento virtual.