Reajuste salarial das Forças de Segurança do AM será pago até 5 de maio

Pagamento contempla policiais civis, militares e bombeiros com valores retroativos a março.

Compartilhe

O pagamento do reajuste salarial das Forças de Segurança Pública do Amazonas será realizado até o dia 5 de maio. A medida segue a aprovação de dois Projetos de Lei enviados pelo Governo do Estado e aprovados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) na sessão de 23 de abril.

Os reajustes somam 9,41%, referentes às datas-base de 2024 e 2025. O valor de 3,93% será pago em folha suplementar até 5 de maio. Já os 5,48% restantes serão pagos a partir de dezembro, com retroativo de 21 de abril a 30 de novembro, dividido em 12 parcelas ao longo de 2025.

Reajuste beneficia policiais e bombeiros

O aumento salarial contempla policiais civis, militares e bombeiros. O pagamento será comunicado por meio de ofícios circulares das corporações. A medida foi anunciada pelo governador Wilson Lima em 16 de abril.

“Seguimos com a nossa política de valorização dos servidores estaduais”, afirmou Lima. A iniciativa reforça o compromisso do governo com a segurança pública.

Impacto financeiro e histórico de reajustes

Somente em 2024, o investimento do Estado será superior a R$ 100 milhões. O impacto anual previsto nos cofres públicos é de mais de R$ 128 milhões. Os dados são da Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead).

Desde 2019, o governo estadual reajustou em 41,53% os salários da segurança pública. Desse total, 24,24% correspondem a reajustes de anos anteriores. Outros 17,29% foram concedidos durante a atual gestão.

Contexto nacional e valorização do setor

Em todo o país, a valorização das forças de segurança tem sido tema recorrente. Segundo o Ipea, estados com melhores salários tendem a registrar menor evasão de profissionais.

O Amazonas se alinha a esse movimento nacional. A recomposição salarial busca garantir a permanência e o desempenho das corporações, diante dos desafios da criminalidade na região Norte.

Transparência e responsabilidade fiscal

Os reajustes foram aprovados com base em estudos de impacto financeiro. O governo afirma que a medida respeita os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A recomposição salarial é um direito previsto na Constituição Federal. A data-base garante a correção anual dos vencimentos, com base na inflação acumulada.

Corpatilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore